16 de fevereiro de 2013

CARTO DO LEITOR

RAÍZES DE IPÊ
NOTA DE ESCLARECIMENTO
                Falar de Moisés Mondadori  e resgatar sua história foi uma das primeiras preocupações que tivemos ao organizarmos o “Raízes de Ipê e o XXIII Encontro dos Municípios originários de Santo Antônio da Patrulha em maio de 2012, pois le foi uma figura de extrema importância para a discografia e a história da música no RGS.
                A intenção que tivemos ao divulgar a poesia do Sr. Walter Rotta em homenagem a Moisés Mondadori, foi enfatizar aspectos relevantes de sua vida e obra retratados em versos nessa poesia. Meu nome consta por um erro gráfico, o qual só constatamos após recebermos o livro já impresso. Quando enviamos os originais do livro para a gráfica, mandamos uma cópia xerocada da poesia, porque queríamos que esta saísse publicada na sua forma original, porém logo após enviarmos o “boneco do livro”, após  a última revisão recebemos um e-mail da gráfica solicitando que a poesia fosse digitada, pois conforme o diagramador aquela cópia ficaria praticamente ilegível se fosse assim impressa. Digitamos a poesia e a enviamos, porque queríamos que um trabalho tão bem escrito pelo sr. Walter Rotta e há anos pertencente ao acervo da família Mondadori pudesse ser compartilhado por toda a comunidade ipeense.
                Este erro ocorreu porque o e-mail enviado à gráfica com a poesia digitada estava em meu nome e então eles acrescentaram meu nome como divulgadora da poesia, pois assim o entenderam.
                No livro está muito claro que a poesia é de autoria do Sr. Walter Rotta em homenagem ao seu amigo Moisés Mondadori. Outrossim, quero esclarecer que essa poesia chegou a SMEC trazida pela Srta. Coroline Mondadori, bisneta do Sr. Moisés e tanto eu como a profª Leda Rigon que nos ajudava na época, na organização do “Raízes”, ficamos maravilhadas com o seu conteúdo e fizemos questão que a mesma fosse publicada.
                Sabemos que outros erros talvez, possam ser constatados, pois uma obra desta magnitude com 959 páginas e escrita por mais de 300 autores, não é simples de ser organizada. Certamente erros, que de maneira alguma diminuem a grandiosidade deste trabalho e a importância deste resgate histórico que ficará para a posteridade.
                Quem se propõe a trabalhar para a comunidade está sujeito a críticas, só não é criticado quem vive no anonimato com medo de críticas e se acovarda em fazer algo para o bem comum. Organizarmos esta obra foi um grande desafio e sabíamos que seríamos elogiados por muitos e criticados por aqueles que nada fazem e só sabem atirar pedras em árvores que dão frutos.
                Agradeço, mais uma vez, a toda a comunidade de Ipê que nos ajudou a contar sua história. Se erros ocorreram sabemos que como seres humanos não somos perfeitos, porque a perfeição só existe em Deus.
Muito obrigada
Rita Márcia da Fonseca Cecatto
Ex-secretária Municipal de Educação e Culura

Nenhum comentário: